Altina RIBEIRO, autora

Altina RIBEIRO, autora

Altina Ribeiro nasceu em São Vicente, uma aldeia da raia trasmontana do conselho de Chaves. Tinha apenas dois anos quando o pai deixou a família, passou a salto as fronteiras e veio trabalhar para França.

 

Alguns anos mais tarde, toda a família se reúne em Paris onde a Altina e a irmã iniciam, tardiamente, a escolaridade francesa. Passa quatro anos na escola primária e, uma vez em escola secundária, é rapidamente orientada para o ensino profissional apesar dos bons resultados escolares.

 

Obtido o diploma de secretariado, encontra emprego num conceituado escritório de advogados e entusiasma-se pelos assuntos jurídicos. A curiosidade e desejo de aprender, que sempre a acompanharam, levam-na a desejar progredir neste domínio pelo que se inscreve numa Escola Superior de Direito onde obtém o diploma de premier clerc, assistente de advocacia, o que lhe abre novas e interessantes perspetivas profissionais.

 

Decorridos mais de trinta anos de vida em França, cresceu em Altina o desejo de contar a sua história em francês. Assim, a sua autobiografia «Le fado pour seul bagage » foi publicada em 2005.

 

Após este lançamento, outra desenraizada, Alice Neto, que também queria partilhar a sua viagem de armadilhas, confiou-lhe alguns episódios da sua vida. Assim, a biografia « Alice au pays de Salazar » nasceu cinco anos depois.

 

Em Julho de 2011, saiu uma nova versão do seu primeiro livro « Le fado pour seul bagage », a primeira estando esgotada. Esta nova edição é proposta em uma versão ilustrada com 52 fotos em cor e uma de bolso, mais acessível.

 

Diante o interesse despertado pela sua obra, Altina Ribeiro traduziu-a e adaptou-a para português. É agora publicada sobre o título “De São Vicente a Paris” pelo mesmo editor “La voix au Chat Libre”

 

Recordações de Altina Ribeiro

Inscrivez-vous à la lettre d'information

d'Altina RIBEIRO

et soyez le premier informé de son actualité littéraire !

Assine a newsletter

de Altina Ribeiro

e seja o primeiro informado da sua notícia literária!

boletim informativo !

Liens partenaires

Les Editions La Voix au Chat Libre
Les Editions La Voix au Chat Libre
Elodie TORRENTE
Elodie TORRENTE
Latitudes, revue
Latitudes, revue
Cap Magellan, Journal
Cap Magellan, Journal
Vida Lusa, magazine
Vida Lusa, magazine
Encontro, journal
Encontro, journal
Site Internet, Edition
Site Internet, Edition