Os livros publicados
E foi assim que no início dos anos sessenta, centenas de milhares de portugueses, reatando com a sua própria História que, séculos atrás, os tinha levado a percorrer os mares em busca de novas terras, deixaram o seu país, levando a pouca bagagem carregada de saudade.
De São Vicente a Paris é a tradução do primeiro livro de Altina Ribeiro Le fado pour seul bagage cuja primeira edição foi publicada em 2005. Tendo esgotado, foi novamente editado em 2011, numa versão ilustrada e noutra de bolso.
A autora conta-nos a sua infância em Portugal, país oprimido pela ditadura salazarista, e a sua chegada a França em 1969.
Através da sua história, o leitor descobrirá a confrontação de dois mundos que se opõem e exigem duma desenraizada um permanente esforço de adaptação ao novo meio envolvente.
Este testemunho, autêntico e emocionante, interessará os numerosos emigrantes, mas também outros leitores, já que a emigração sempre foi e continua a ser, um tema de atualidade e ao qual muitos são sensíveis.
Uma obra para ler e com ela descobrir a vida numa aldeia do Norte de Portugal dos anos sessenta e compreender aqueles que são considerados Franceses em Portugal e Estrangeiros em França.